CÂMARA DE VEREADORES PARABENIZA RIO BONITO DO IGUAÇU

Aniversario de amancipação Politica Administrativa

HISTÓRICO DO MUNICÍPIO:

No princípio, nesta terra tudo era sertão coberto de mata com predominância de pinheiros, com muitos animais selvagens e habitada por índios, provavelmente da tribo Kaingangue que viviam da coleta de produtos naturais, da caça e da pesca.

Relata a história que os pioneiros ao desbravarem estes sertões foram liderados por José Nogueira do Amaral e seus descendentes, tomando posse desta terra denominada “Sesmaria dos Nogueiras”, posteriormente Fazenda Laranjeiras.

Os Nogueira abriram um picadão que cruzava os sertões de Rio Bonito, ligando o Rio Iguaçu  à estrada antiga de Foz do Iguaçu.

“Seu Nogueirinha” (descendente de José Nogueira do Amaral), que residia na costa do Rio Iguaçu, vendeu uma parte de suas posses para Horácio Pio, aproximadamente entre 1900 a 1910. Estes que foram considerados os primeiros moradores da região praticavam a agricultura de subsistência. Posteriormente outras famílias vieram e aqui se instalaram da mesma forma.

Devido a dificuldade de transporte e a grande distância a percorrer pelo “picadão” os primeiros moradores foram abrindo atalhos para encurtar caminho, desbravando então estes sertões.

O  Território do Iguaçu foi extinto em 1946 e sua capital a cidade de Iguaçu por força de Lei passou a categoria de Município em 30 de novembro de 1946, denominando-se Laranjeiras do Sul, do qual Rio Bonito do Iguaçu era apenas um povoado, com uma casa comercial do senhor Horácio P. de Matos que trazia mantimentos de Guarapuava em carroções, para atender o povoado.

Em 1945 o ensino das crianças era feito por professores particulares na Escola conhecida como Casa Escolar de Rio Bonito. Com o aumento do povoado por volta de 1948, foi solicitado para lecionar na Escola o primeiro professor público, passando a mesma a denominar-se Escola Isolada de Rio Bonito.

Não havia igreja no lugar, cada família fazia suas rezas em casa. Só mais tarde os moradores resolveram edificar a primeira capela em louvor a Santo Antônio, que tornou-se Santo Padroeiro de Rio Bonito.

Em 1951, na administração do Prefeito de Laranjeiras do Sul, Sr. Alcindo Natel de Camargo a comunidade de Rio Bonito foi elevada a categoria de Distrito.

Em 1958, o Distrito de Rio Bonito passa a ter representatividade política na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, na pessoa do Sr. Heitor Safraider.

Até o ano 1968 a região era explorada por safristas, os quais faziam a derrubada da mata para plantar milho e colocavam suínos para a engorda, que eram comercializados em Ponta Grossa. A partir deste ano começou o plantio extensivo e a comercialização de produtos agrícolas, que até então só eram usados para a  subsistência.

Nesta época a população de Rio Bonito já contava com migrações de várias famílias vindas principalmente do Sul do país em busca de terras mais produtivas, dando um grande avanço na agricultura, estas famílias eram na maioria de descendência européia (alemã, polonesa e italiana), diversificando assim, a composição étnica da população.

Em 1974 iniciou-se a mecanização agrícola desta terra, multiplicando assim a produção agrícola.

Dentre os acidentes geográficos da região destacava-se o Rio Iguaçu com magníficas quedas d’água, das quais surgiu interesse pela construção de uma Usina Hidrelétrica, a qual trouxe inúmeros benefícios à região e paralelamente alguns problemas com o alagamento de grandes extensões de terra férteis e cultiváveis.

Com a construção da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago foi construída também a PR 158, asfaltada, ligando Laranjeiras do Sul aos Municípios do Sudoeste do Paraná.

Pelas dificuldades encontradas para transportar seus produtos, os produtores reuniram-se em busca de soluções, surgindo a idéia da criação de um Centro Comunitário, onde fosse possível discutir e buscar soluções para os problemas da comunidade, o que se efetivou por volta do ano de 1986 com a criação do Conselho de Desenvolvimento Comunitário de  Rio Bonito.

Com a criação do Conselho e a falta de poder de decisão nos problemas mais sérios que afligiam a região, como estradas, saúde e educação, nasce o desejo da emancipação política e administrativa do então distrito de Rio Bonito, encabeçada por alguns líderes.

As referidas lideranças fazem em março de 1990, um manifesto aos Líderes Políticos Estaduais do Paraná, em prol da criação do Município de Rio Bonito, já contando com o apoio da Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul, através de  manifesto.

Criado o Município em Lei, esta foi questionada na justiça por forças contrárias e logo após declarada inconstitucional.

Após inúmeras decepções, as lideranças do então Distrito, retornam a luta e decidem pelo Plebiscito, oficializando assim o desejo da população.

Aos 19 de março de 1992 o Governador Roberto Requião assina a tão esperada Lei (Lei n°9.907) reconhecendo o Distrito de Rio Bonito, como um novo município do Estado do Paraná, que passou a denominar-se “Rio Bonito do Iguaçu”,  por ser banhado em grande parte de suas terras pelas águas do Rio Iguaçu.

Aos 03 de outubro de 1992, a população do novo Município elege seu primeiro Prefeito, Sr. Sezar Augusto Bovino, principal líder na luta pela emancipação, o Vice-Prefeito, Sr. Elimar Schmitt e os Vereadores: Antonio Eneo Bovino, Francisco Felipe de Oliveira, João Antonio Aimi (in memorian), Jorge Altíssimo, José Damaceno Bianchini, Leonel Schmitt, Liberato Vidal Moreira, Nelço Bortoluzzi e Vilmar de Oliveira.

Sendo,  portanto,  oficialmente instalado o novo Município de Rio Bonito do Iguaçu, no dia 01 de janeiro de 1993 pela e empossado o primeiro Prefeito e seu Vice, juntamente com os  Vereadores.

18/03/2019